Página inicial > Noticias > Projeto Solo na Escola/UFCG é destaque no boletim da Sociedade Brasileira da Ciência do Solo

• Publicado: Segunda, 04 de Novembro de 2019, 13h30

A última edição do Boletim Informativo da Sociedade Brasileira da Ciência do Solo - SBCS, para o (quadrimestre maio - agosto 2019) destacou as atividades desenvolvidas no âmbito da Educação em Solos, que compõe a Divisão 4 da SBCS “Solos, Ambiente e Sociedade”. Foram apresentadas as ações da professora Adriana Meira do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG, por meio do Projeto Solo na Escola/UFCG, bem como, das professoras Adriana Ribon (UEG), Andrelisa de Jesus (UFG) e Cristine Muggler (UFV).

As ações têm como objetivo a popularização do solo e a disseminação dos conceitos do solo nos espaços formais e não formais da Educação, considerando a urgência do conhecimento desse recurso natural que sustenta a vida na Terra.

“O solo fornece serviços ecossistêmicos críticos para a vida: atua como um filtro da água e dos poluentes; fornece habitat para bilhões de organismos, contribuindo para a biodiversidade; e fornece a maioria dos antibióticos usados para combater doenças, além de fornecer matéria prima para as construções humanas. Finalmente, o solo é a base dos agroecossistemas, sendo o grande meio de cultivo da produção de alimentos, fornecendo ração, fibra, alimentos e combustível”, disse a professora Adriana Meira, coordenadora do projeto Solo na Escola/UFCG.

“Dados da FAO/ONU apontam que mais de 33% dos solos do planeta estão em condições de moderada a severa degradação, sendo a erosão o fator mais agravante, em função do uso e manejo inadequados ou insustentáveis. Popularizar conceitos sobre solos é possibilitar estratégias para redução dos grandes impactos sociais e ambientais que a degradação, a poluição e a infertilidade das terras podem causar”.

Projeto Solo na Escola/UFCG

O Projeto Solo na Escola/UFCG desde 2012 trabalha com metodologias dialógicas e participativas junto a escolas e comunidades rurais do Cariri, conversando sobre o solo, buscando aproximar saberes e sensibilizar os participantes para o cuidado com esse recurso natural ainda pouco conhecido. Semanalmente estudantes e professores visitam o Espaço de Educação em Solos do CDSA-UFCG para conhecer as potencialidades e os usos do solo, em atividades de visitas orientadas às trilhas pedológicas e de oficinas que abordam diferentes temas para a manutenção do cuidado com o solo, além de conhecer o Ateliê da Geotinta, onde o uso não agrícola do solo, na louça de barro e na pintura com tinta de terra é apresentado em trabalhos que têm despertado diferentes públicos, como atividade inovadora e vanguardeira na UFCG e no estado da Paraíba.