Página inicial > Noticias > Núcleo de Estudos e Pesquisas em Etnicidade e Cultura participará da VI Reunião Equatorial de Antropologia

• Publicado: Segunda, 14 de Outubro de 2019, 10h24

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Etnicidade e Cultura - NEPEC, ligado a Unidade Acadêmica de Ciências Sociais (UACIS) do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG, participará da VI Reunião Equatorial de Antropologia (VI REA) que terá lugar em Salvador, entre 9 e 12 de dezembro de 2019, tendo como promotora a Universidade Federal da Bahia, por meio da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia.

O evento conta ainda com a participação de outras Instituições de Ensino Superior existentes no Estado e consolida mais de três décadas de discussões científicas no campo da Antropologia.

Os integrantes do NEPEC apresentarão os resultados das pesquisas que veem sendo desenvolvidas pelo núcleo desde 2016 com as comunidades quilombolas no Cariri Paraibano. A comunicação que será apresentada na Reunião Equatorial de Antropologia pelo professor doutor Wallace G. Ferreira de Souza, coordenador do NEPEC e seus orientados Wagner Berto e Rosana Medeiros, destacam as histórias de vidas de mulheres quilombolas com o objetivo de visibilizar tais história como exemplos de resistência pelo território como espaço de reprodução da vida e o processo de ocupação do território do Cariri pela população negra, tomando como eixo as lutas dos sujeitos negros pela garantia de seus direitos sociais entre eles o direito ao território.

As discussões da VI REA tem por tema gerador “Diversidades, Adversidades e Resistências”. A reunião contará com a participação de antropólogos e outros cientistas sociais, pesquisadores, professores, estudantes (graduação e pós-graduação), representantes da sociedade civil e de movimentos sociais, além de agentes de organizações governamentais e não governamentais do Brasil, especialmente das regiões Norte e Nordeste, das outras regiões do país e dos demais países da América Latina.