Página inicial > Noticias > PET faz visita técnica ao Tribunal de Contas do Estado da Paraíba

PET faz visita técnica ao Tribunal de Contas do Estado da Paraíba

• Publicado: Sexta, 24 de Mai de 2019, 15h59

Os alunos do curso de Gestão Pública do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que compõem o PET Gestão Pública, Política e Cidadania e o Grupo de Orçamento Participativo do Campus de Sumé, realizaram uma visita técnica ao Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) no último dia 15 de maio.

Neste evento os estudantes, juntamente com o professor Luiz Coêlho (tutor do PET) acompanharam uma sessão do Tribunal Pleno, e logo após, foram encaminhados a assistirem palestras que foram ministradas pelos auditores de contas públicas Ênio Morat e Lisando Pita sobre as plataformas digitais como o SAGRES e o TRAMITA.

Inicialmente, foi-se dado destaque ao site SAGRES, que, em breve, estará com um novo design a fim de facilitar na busca das informações requeridas pelos cidadãos, e terá seus dados explicitados visualmente de uma forma melhor por meio de gráficos.

Algumas funções bastante importantes presentes no site do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba também foram frisadas, como: o Acompanhamento de Processos, que se dá por meio do TRAMITA, que faz filtragens de dados; o Pedido de Acesso a Informações entre outros.

“Por fim, se deu a apresentação da ferramenta Turmalina (em fase de testes) que se trata de um robô com o intuito de fazer monitoramentos, ou seja, análises dos portais de transparência de todos os municípios do estado da Paraíba”, informou o professor.