Página inicial > CDSA > Notícias > Professor do CDSA é palestrante em Webinário Internacional

Professor do CDSA é palestrante em Webinário Internacional

O professor do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA), Bruno Medeiros Roldão de Araújo, proferiu na última terça-feira (10/10) uma palestra no Webinário Internacional, que aconteceu na Semaine Septentrionale Pierre de Coubertin (Semana Pierre de Coubertin), evento organizada pelo Comitê Francês Pierre de Coubertin e pelo Comitê Internacional Pierre de Coubertin (CIPC). Na ocasião também participaram estudantes da ESTSC do CFP/UFCG.

Pierre de Coubertin é o fundador do olimpismo e dos jogos olímpicos da era moderna. O tema deste ano foi From traditional sports to Virtual Sports:  Is Virtual Universal? Is E-Sport a Sport? (Dos esportes tradicionais aos esportes virtuais: O virtual é universal?  E-Sport é um esporte?)

O título da palestra ministrada pelo professor Bruno foi ANOTHER FOOTBALL STORY: FOOTBALL E-SPORTS AND ITS UPDATES ON THE SPORTING PHENOMENON (Uma outra história de futebol: os e-sports de futebol e suas atualizações no fenômeno desportivo)

Segundo o professor “os esportes virtuais são um fenômeno importante dentro do processo geral de virtualização, fazendo com que as interações entre o atual/real e o virtual ultrapassem as barreiras do tempo e do espaço, intensificando as sensações em uma experiência desportiva diferenciada.  Essas experiências se configuram em uma virtualização esportiva, na qual os e-sports/eSports estão intimamente ligados à cultura corporal do movimento.”

A explanação teve por objetivo classificar os jogos virtuais de futebol nas categorias de classificação dos jogos propostas por Roger Caillois, está classificação busca trazer os pontos de aproximação do chamado jogo virtual às práticas tradicionais do futebol de várzea, demonstrando uma perspectiva que antigas práticas de lazer não estão sendo substituídos, simplesmente se reconfigurando às novas formas de experiências proporcionadas pelas tecnologias digitais.

As virtualizações desportivas que se delineia na cibercultura, apresenta-se como um campo de reflexão e ação emergente e inovador para as Ciências do Desporto e consequentemente para o movimento olímpico internacional. A inclusão dos eSports está sendo debatida pelo movimento olímpico e embora haja bastante resistência, o Comitê Internacional Pierre de Coubertin, que pode ser pensado como um órgão consultivo do Comitê Olímpico Internacional - COI, propôs este debate com pesquisadores do mundo inteiro, no qual o professor Bruno Roldão foi o único brasileiro convidado, devido suas pesquisas pioneiras sobre o fenômeno da virtualização do corpo e do esporte por meio dos jogos de vídeo.

Dentro da "Semana Pierre de Coubertin", também ocorre uma regata virtual, utilizando o game Virtual Regatta. Apenas uma escola da região Sul do Brasil iria participar deste evento ligado ao movimento olímpico internacional, mas por intermédio do professor Bruno, foi dada a oportunidade de uma outra escola da região Nordeste ser incluída e a escolhida pelo professor foi a Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras - ETSC, por ser da UFCG e referência na qualidade de ensino. Uma equipe de seus estudantes do ensino médio regular participou desta regata virtual, sob supervisão do professor Raony, são eles: Lucas Emanuel Faustino Guedes (3ª série),  José murillo Almeida do nascimento (2ª série), Diogo Willy Santos Gomes (2ª série), Lucas de Freitas Alencar (2ª série), Hector Sula Pereira da Silva (1ª série), Thiago da Silva Alves (1ª série).

Assimp. CDSA/UFCG