Página inicial > Noticias > Pesquisa da UFCG publicada em livro estuda a dinâmica da violência medida pelos homicídios nas principais cidades da Paraíba

• Publicado: Sexta, 26 de Abril de 2019, 16h43

Foi lançado o livro Investigação Científica nas Ciências Humanas e Sociais Aplicadas 3, organizado por Willian Douglas Guilherme. O estudante do mestrado em Ciência Política da Universidade Federal de Campina Grande, Eduardo Souza Silva (egresso do curso de Ciências Sociais do CDSA/UFCG) em parceria com o professor José Maria Pereira da Nóbrega Júnior (Curso de Tecnologia em Gestão Pública do CDSA) publicou um capítulo no livro intitulado “Os homicídios na Paraíba: Dinâmica e relações causais da violência medida pelos homicídios nas principais cidades da Paraíba”.

A publicação é o resultado da pesquisa efetuada pelo estudante no Núcleo de Estudos da Violência da UFCG (NEVU) enquanto era orientando de Iniciação Científica do professor José Maria Nóbrega e segue sendo orientado pelo professor no referido mestrado da UFCG.

O capítulo fala sobre pesquisa feita no período de 2000 a 2012 e estudou o crescimento nas taxas de homicídios por grupo de cem mil habitantes, buscando responder as seguintes questões: Qual a dinâmica dos homicídios perpetrados nos municípios paraibanos com populações a partir dos 100 mil habitantes? Há relação/correlação/ associação entre a desigualdade social, a pobreza e o desenvolvimento econômico com o número de homicídios naqueles municípios? Qual o papel do estado (estadual e municipal) no controle dos homicídios naqueles municípios?

A pesquisa utilizou bancos de dados disponíveis no Sistema de Informação de Mortalidade e Sistema de Dados do Sistema Único de Saúde (SIM/DATASUS) e no IBGE, bem como informações resgatadas no decorrer do estudo em outros institutos e bancos de dados.

De acordo com texto do capítulo, “os principais resultados alcançados foram, a crescente violência homicida na Paraíba, tendo como perfil da vítima, homens, entre 15- 29 anos, solteiro, de pele parda e com baixos níveis de escolaridade”.

Diz ainda o autor que , “Em decorrência do estudo foi viável também apresentar que para a redução desses índices, se mostra necessário uma dedicação exclusiva por parte dos gestores públicos na área de segurança pública, numa tentativa de levantar planejamentos estratégicos e inteligentes, para que dessa forma possam agir com eficiência na Sociedade. Para tanto, apesar de políticas de segurança pública eficiente não serem necessariamente sinônimo de baixos índices de violência, se apresentam como principal Proxy para a redução da insegurança social que assola o nosso cotidiano”.

Acesse aqui o livro completo