Página inicial > CDSA > Notícias > Projeto Sumé com Flores e CAPS Sumé movimentam CDSA no Setembro Amarelo

Projeto Sumé com Flores e CAPS Sumé movimentam CDSA no Setembro Amarelo

Alusivo ao Setembro Amarelo, mês dedicado ao debate sobre saúde mental e prevenção ao suicídio, diversas ações têm sido trabalhadas na parceria do Projeto de Extensão Sumé com Flores e CAPS Estação Novos Rumos de Sumé. Na manhã desta quarta-feira (13) no Viveiro de Mudas e na Área Experimental do Campus Universitário do CDSA, diversas iniciativas aconteceram na acolhida aos usuários e participantes do projeto, oferecendo alternativas para minimizar os impactos decorrentes de sofrimentos psicológicos. As atividades foram planejadas de modo que os monitores do projeto, em ação colaborativa com os profissionais do CAPS e usuários participassem de forma ativa.

A atividade teve início com a recepção no Viveiro de Mudas, num momento de muita alegria com uma série de atividades integrativas de alongamento corporal e depoimentos carregados de emoção. Em seguida os familiares presentes visitaram os canteiros preparados e trabalhados pelos usuários, colhendo hortaliças que foram semeadas e cuidadas ao longo das atividades semanais. A seguir a equipe de profissionais e extensionistas conduziu os familiares e usuários numa alegre caminhada até a Área Experimental de Manejo Agroecológico do Solo, para a continuidade das ações, que começaram com uma oficina de pintura coletiva com tinta de solo, onde juntos, mãos, corações e emoções, gravaram em tons de amarelo, as formas abstratas de suas criações artísticas, em clima de muita alegria e compartilhamento. Após o lanche, aconteceu o momento da vivência da partilha, no qual todos entregaram e receberam um bombom com um cartão e a fita amarela, confeccionados por eles próprios. Os usuários falaram da alegria de estarem juntos e da satisfação de participar do Projeto Sumé com Flores. Familiares comentaram sobre os avanços que estes apresentam com as ações dessa parceria que o CAPS e o Projeto Sumé com Flores representam na vida dos seus, que tem incentivado e estimulado a alegria de viver destes.

O Projeto Sumé com Flores representa uma ação de humanização e inclusão extraordinária, sendo um dos eixos do Programa de Ações Sustentáveis para o Cariri (Pascar). Há doze(12) anos este Projeto tem trabalhado a valorização da vida por meio das ações desenvolvidas no Campus Universitário, como a atividade de terapia hortícola e a arteterapia com solos, ações acompanhadas pelas monitoras do Projeto e pelo profissional e artesão do CAPS, Alexandre Limeira, egresso do curso de Agroecologia do CDSA.

O Sumé com Flores representa para nós uma bela ação de extensão que amplia as possibilidades dos acadêmicos interagir com a comunidade externa, por meio de trabalhos, oficinas, brincadeiras, conversa e conscientização, sendo uma referência em diversos municípios do Cariri,” disse a professora Adriana Meira, coordenadora do Projeto Sumé com Flores. O CAPS de Sumé que foi inaugurado há 14 anos, acolhe pacientes com transtornos mentais e estimula sua integração social e familiar, oferecendo atendimento médico e ambulatorial, psiquiátricos, psicológicos e de enfermagem, além de trabalhos em grupos e oficinas terapêuticas, a exemplo do artesanato. Além dessas ações do Projeto Sumé com Flores, outro projeto de extensão está sendo desenvolvido junto aos usuários do CAPS, é o Projeto Sentindo o Solo e Colorindo com a Geotinta, da FUNARTE UFCG, que trabalha a valorização do solo por meio da produção de peças pintadas com tinta de solo.

Assimp. CDSA/UFCG