Página inicial > CDSA > Notícias > Fortalecendo a Jornada Acadêmica - Reflexões e Estratégias do Fórum de Coordenações de Graduação no Campus da UFCG

O Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) marcou presença no Fórum de Coordenações de Graduação realizado na sede do campus da UFCG, em Campina Grande, nos dias 22 e 23, contando com a representação da professora Maria Helena Costa Carvalho de Araújo Lima e do professor Paulo da Costa Medeiros.

O evento teve início na manhã do dia 22, com apresentação cultural, seguida de mesa-redonda que compartilhou experiências, incluindo a de Elda Melo (UFRN) no combate à evasão de estudantes, apresentação de dados da PRAC e uma explanação sobre a relevância dos programas Pibid e Residência Pedagógica por Fábio Medeiros (CES/UFCG), além de um relatório da Coordenação Geral de Graduação. Lincoln Diniz (CGG/UFCG) apresentou indicativos para o enfrentamento dos desafios da trajetória discente na universidade.

Em sequência, os coordenadores foram divididos em quatro grupos de trabalho para, ao longo dos dois dias, levantar demandas e compartilharem estratégias e ideias ligadas a quatro eixos principais:

1 - Ações de acolhimento e permanência de estudantes.

2- Dificuldades na integralização curricular.

3 - Saúde emocional, tanto discente quanto docente.

4 - Atratividade do curso, perfil, perfil do egresso e prospecção de mundo do trabalho.

"Considero os GTs o momento mais importante de um encontro como esses. No grupo dos coordenadores de licenciaturas, percebemos que temos dificuldades e demandas similares, o que ajuda a fortalecer reivindicações. Ao mesmo tempo, a troca de experiências bem-sucedidas ajuda a inspirar o trabalho com docentes e discentes", destacou Maria Helena Costa Carvalho de Araújo Lima.

As ideias e demandas resultantes dos GTs foram apresentadas na plenária realizada na tarde da quarta-feira, gerando documentos que irão orientar as coordenações e pró-reitorias no esforço de atrair, reter e inspirar os estudantes ao longo de suas trajetórias na instituição de ensino.