Página inicial > CDSA > Notícias > Pascar participa de atividades em comemoração ao Dia Mundial da Agricultura Familiar

Na manhã de hoje, 25 de julho, Dia Mundial da Agricultura Familiar, a equipe do Programa de Ações Sustentáveis para o Cariri (PASCAR) do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande, esteve em São José dos Cordeiros, participando do evento “A força que vem do campo”, organizado pela Secretaria de Agricultura em parceria com a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (EMPAER), em comemoração ao Dia Mundial da Agricultura Familiar.

Ao longo do evento, diversas atividades foram desenvolvidas pelas entidades presentes. A Secretária de Agricultura, Paolla Leite, egressa do curso de Engenharia de Biossistemas, reforçou que o momento reflete a preocupação da gestão pública em promover a valorização dos agricultores e agricultoras e refletir sobre o cuidado ambiental.

Durante o evento, o extensionista da Empaer, Ismar Vilar, organizou o 1º Concurso de Queijo que reuniu cinco produtores locais e atraiu a curiosidade dos presentes.

A professora Adriana Meira falou sobre a importância da data, enfatizando que a agricultura familiar é uma das peças-chave para os novos estilos de desenvolvimento que o momento global exige e lembrou da relevância da Agroecologia para fortalecer o empoderamento das comunidades.

“A agricultura familiar é responsável pela maior parcela dos empregos gerados no campo e representa a maioria das propriedades agrícolas brasileiras, além de ser a guardiã de modos de vida cuja relação com a Natureza é componente fundamental”, disse a professora, que registrou ainda a necessidade de se ampliar espaços para se falar sobre o cuidado com o solo e o fortalecimento das feiras agroecológicas, pensando na produção de qualidade de modo a garantir a segurança alimentar e nutricional das populações. A professora presenteou a Secretaria de Agricultura com diversos livros sobre o assunto em pauta.

Finalizando o momento, a equipe do PASCAR, composta pelos acadêmicos Danielle Freitas, Rogério Andrade e Paloma Amorim fizeram a distribuição de composto orgânico, húmus, biofertilizante e mudas de frutíferas e arbóreas aos presentes e o integrante do Matutando Solos e Agroecologia, Jarlean Nobrega, conversou com diversas lideranças do campo, para veicular os diálogos no programa que vai ao ar aos domingos na 95 FM de Sumé.

A agricultura familiar é um meio de organizar a produção que é desenvolvida e depende predominantemente da mão de obra familiar, incluindo tanto mulheres como homens, sendo responsável por mais de 80% dos alimentos que vão à mesa dos brasileiros e brasileiras.

Instituída pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) em 2014, a data visa sensibilizar as pessoas sobre a importância do papel e do potencial da agricultura familiar e reafirmar o compromisso da luta por políticas públicas e por melhores condições de permanecer no campo, produzindo alimentos saudáveis e de forma sustentável.