Página inicial > CDSA > Notícias > Reunião da Comissão de Produção Orgânica da Paraíba (Cporg PB), é realizada no CDSA

Na terça-feira, 11 de julho, o Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande, recebeu os integrantes da Comissão de Produção Orgânica da Paraíba (Cporg-PB), para a reunião ordinária que abordou as experiências de produção orgânica do Cariri Ocidental e o recadastramento das Organizações da Sociedade Civil (OCS's).

A professora Adriana Meira, docente do campus e integrante da Comissão como representante do CDSA/UFCG, esteve presente na mediação da atividade. Na reunião, os membros realizaram propostas de recadastramento das OCS's e os encaminhamentos para a abertura da Campanha Anual de Produto Orgânico, onde estão previstas uma série de ações em todo o Estado para a promoção da alimentação orgânica.

A coordenadora da Área Experimental de Manejo do Solo Adriana Meira, apresentou as atividades de policultura, biofertilizantes e vermicompostagem e as tecnologias sociais do banco de sementes e canteiros econômicos e enfatizou que as ações visam o compartilhamento das estratégias de conservação do solo com a comunidade rural, professores e estudantes, como proposta de Educação em Solos.

Na oportunidade, a técnica em agroindústria, Carla Mailde, coordenadora do Projeto Umbu do Cariri, apresentou o projeto em seus aspectos econômico, social e ambiental e falou da importância de se investir na cadeia produtiva do umbu para geração de renda e como caminho para atender os objetivos do desenvolvimento sustentável. “O projeto tem como público alvo principal, agricultoras da reforma agrária, do Assentamento Mandacaru, que são atendidas pela universidade no Laboratório de Tecnologia de Alimentos.

"A Cporg-PB “discute pautas relevantes da produção orgânica no Estado e no Brasil e enquanto curso de Agroecologia é importante que o CDSA esteja junto com as pessoas e entidades que deliberam os rumos da produção orgânica no Estado” e ressaltou que essa oportunidade foi muito importante para o CDSA, porque os membros do Cporg-PB puderam conhecer a realidade e os desafios do movimento orgânico e agroecológico no Cariri", disse Adriana Meira.

A reunião contou com 50 participantes, além da UFCG, participaram da reunião da Cporg-PB, pesquisadores do INSA e da EMBRAPA, extensionistas da EMPAER, representante do MAPA, o Deputado Estadual Romualdo Quirino, além de representações de Entidades Não-Governamentais (CMDRS, CARIMBU, VPR, CENTRAC, AS-PTA, COLETIVO, POLO DA BORBOREMA, PATAC, ECO BORBOREMA, RP CONSULTORIA, ARRIBAÇÃ, REDE BORBOREMA, INST. CASACA DE COURO, STR ALAGOA NOVA/ ACEPAC AGROECOLOGIA e AVAL), agricultores e agricultoras das feiras agroecológicas de Sumé e Monteiro (APFAS, APAM, AFAM e ASPOMAR), e membros da sociedade civil que trabalham com produção orgânica ou suas representações.

“Foi um orgulho para o CDSA sediar esta reunião, pois representa um reconhecimento pelos trabalhos realizados por todos nós”, destacou a professora.