Página inicial > CDSA > Notícias > Projeto Geotinta do CDSA participa de exposição na Rota Cultural Caminhos do Frio

Telas do Ateliê da Geotinta, idealizado pela Professora Adriana Meira, coordenadora do Projeto Geotinta, coloriram a exposição ‘Quadros e recursos didáticos em solos’, no Espaço da Cultura e Arte Horácio de Almeida, em Areia (PB), a convite do Professor Roseilton Fernandes, coordenador do projeto de extensão “Nas trilhas culturais Caminhos do Frio” do Centro de Ciências Agrárias, da Universidade Federal da Paraíba.

O Projeto Geotinta é uma ação de extensão universitária que tem dez anos de existência e está alocado no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande em Sumé. A atividade lúdica da pintura com tinta de solo – geotinta – já ganhou prêmios e destaque em diversos eventos culturais-técnicos-científicos.

A exposição abriu a temporada da Rota Cultural, na segunda (03), encerrando-se ontem (06) e foi acompanhada pelo integrante do Grupo de Pesquisa Educação em Solos, Ivson Sousa, Tecnólogo em Agroecologia pelo CDSA/UFCG e também artista do Ateliê da Geotinta. Além das telas, foram expostas amostras da soloteca, macromonolitos e livros infantis que abordam a temática solo.

“A exposição foi muito prestigiada e as telas pintadas com geotinta despertaram muito interesse dos visitantes, que ficavam maravilhados com a diversidade das cores do solo e a beleza das peças”, comentou Ivson Sousa.

A Rota Cultural Caminhos do Frio é uma iniciativa coletiva que oferece programação musical, cultural, trilhas ecológicas e gastronomia regional, entre os meses de julho e setembro, em nove cidades localizadas a uma altitude de 550 metros, com temperatura média de 12 graus: Areia, Pilões, Matinhas, Solânea, Serraria, Borborema, Remígio, Bananeiras, Alagoa Grande e Alagoa Nova.

“Essa oportunidade de participação nas atividades da Rota Cultural Caminhos do Frio é resultado da uma feliz parceria que a Educação em Solos nos proporciona, e que vem a ampliar horizontes das ações que vimos realizando no Estado da Paraíba cuja finalidade é sensibilizar as pessoas para a valorização do solo que nos sustenta a vida”, disse a professora Adriana Meira.

As telas seguirão dando o colorido do solo nos outros municípios do Caminhos do Frio, mostrando a importância do solo e a riqueza de suas cores como gerador de arte e cultura, proposta que se insere nos princípios da Educação em Solos. “O professor Roseilton Fernandes, muito sensível às ações de Educação em Solos por meio da arte com tinta de solo, ampliou o convite para que nosso trabalho siga com sua exposição ao longo da Rota, incluindo uma palestra nossa”, completou a professora.