Página inicial > CDSA > Notícias > UFCG sedia reunião anual do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia: Observatório Nacional da Dinâmica da Água e do Carbono no Bioma da Caatinga

Universidade Federal de Campina Grande sediou a reunião anual do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia: Observatório Nacional da Dinâmica da Água e do Carbono no Bioma da Caatinga (INCT-OndaCBC) nos dias 10 e 11 de maio, no Museu Interativo do Semiárido Nordestino (MISA) no campus sede, em Campina Grande-PB. O evento teve como objetivo avaliar a execução das redes de pesquisa do órgão (https://www.ondacbc.com.br/) e debater as principais metas para o período de 2023/2024. O professor John Elton Cunha do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) e o pesquisador Aldrin Pérez do Instituto Nacional do Semiárido (INSA) foram os responsáveis pela organização local do evento, destinado aos coordenadores e pesquisadores das diversas redes atuantes instituto.

O encontro serviu como momento para a apresentação dos avanços nas pesquisas, e para definição de metas para o próximo ciclo 2023/2024. De acordo com o coordenador do OndaCBC, Antonio Celso Dantas Antonino (UFPE), essa reunião é um momento ímpar onde pesquisadores do Instituto têm a oportunidade de compartilhar os resultados de suas pesquisas e assim organizar as estratégias de estudos para o próximo ciclo.

A reunião deste ano teve como foco a avaliação de estratégias de divulgação científica e de maior impacto na sociedade, sendo esse um aspecto fundamental para a disseminação do conhecimento e conscientização da necessidade de criação de modelos de produção sustentáveis no bioma Caatinga. Durante as sessões, foram abordadas estratégias de divulgação que visam tornar os resultados das pesquisas acessíveis ao público, bem como engajar diferentes setores da sociedade em ações de conservação e do uso sustentável dos recursos naturais.

Um dos pontos importantes do evento foi a discussão das metas para os próximos anos. “Os coordenadores reunidos identificaram desafios e oportunidades que nortearão as pesquisas e ações do OndaCBC nos próximos dois anos. As metas definidas abrangem desde a intensificação das parcerias com instituições de pesquisa (inter)nacionais até o desenvolvimento de projetos de educação ambiental voltados para comunidades locais. Além disso, o encontro deste ano foi ampliado com a realização de um curso para tratamento e processamento de dados das torres de fluxos de Energia, Carbono e Água. O curso foi ministrado no laboratório de hidráulica II da UFCG pelos professores Keila Mendes (UFRN) e Gabriel Costa (UFOPA), e contou com a presença de estudantes dos programas de pós-graduação Engenharia Civil e Ambiental (PPGECA), Meteorologia (PPGMET) e Recursos Naturais (PPGRN) da UFCG e contou também com estudantes e pesquisadores das instituições parceiras do OndaCBC”, informou o professor John Elton.

”As reuniões anuais presenciais são importantes para maiores interações entre os diversos membros do INCT-OndaCBC, permitindo a troca de experiências entre pesquisadores de diferentes áreas de atuação do bioma Caatinga. Os desafios para o desenvolvimento sustentáveis na região do bioma Caatinga são crescentes em função das mudanças climáticas atuando em nível global e da degradação ambiental já apresentada no bioma”, disse o professor.