Página inicial > Noticias > Iniciada atividade de levantamento e classificação de solos do Campus Sumé da UFCG

• Publicado: Quinta, 04 de Outubro de 2018, 16h44

Foi iniciado o trabalho de pesquisa de levantamento e classificação dos solos do campus universitário da Universidade Federal de Campina Grande na cidade de Sumé-PB, numa proposta de parceria das professoras Adriana Meira (Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido) e Jussara Dantas (Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar).

A ideia é gerar informações para o planejamento do uso das áreas do campus. Dois perfis já foram descritos: Perfil 1 - Luvissolo e Perfil 2 - Cambissolo.

Participarão das atividades, além das professoras, o professor Dr. Rivaldo Vital dos Santos (UAEB), os técnicos-administrativos Danilson Correia (CDSA) e Francisco Alves (CCTA), as monitoras Karoline Borges e Larissa Fernanda, integrantes da equipe dos Projetos Solo na Escola (Sumé e Pombal) e estudantes da disciplina de Gênese e Morfologia do Solo e Pedologia e Classificação do Solo.

"O mapeamento, descrição e classificação dos solos do campus deverá inserir os estudantes na construção de propostas para gerar informações do solo para os diversos usos e na compreensão do solo como recurso complexo e dinâmico, potencializando o interesse pela Ciência do Solo e oportunizando o conhecimento, a popularização e valorização dos recursos edáficos", informou a professora Adriana Meira.

As análises das amostras dos solos serão realizadas nos laboratórios de Solos do CDSA e do INSA.