Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > CDSA > Notícias > Pesquisadores na UFCG publicam estudo sobre regeneração de área degradada no semiárido paraibano
Início do conteúdo da página

Pesquisadores na UFCG publicam estudo sobre regeneração de área degradada no semiárido paraibano

O trabalho “Análise da estrutura horizontal do banco de jovens regenerantes em ecossistema ribeirinho degradado no semiárido paraibano”, dos pesquisadores Geneilson Evangelista da Silva (ex-aluno do Mestrado ProfÁgua/UFCG), Francisca Maria Barbosa e a professora do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG, Alecksandra Vieira de Lacerda foi publicado na última edição da revista científica Floresta, do Programa de Pós-Graduação em engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná.

Os autores integram o grupo de Pesquisa Conservação Ecossistêmica e Recuperação de Áreas Degradadas no Semiárido Brasileiro do CDSA/UFCG.

Conforme o resumo do trabalho, o objetivo foi avaliar a estrutura do estrato jovem regenerante em uma área ribeirinha degradada de caatinga no município de Serra Branca-PB, semiárido paraibano. Foram realizados dois inventários, sendo um no período seco (setembro/2019) e outro no período chuvoso (março/2020).

“Na área ciliar foram alocadas 50 parcelas contíguas de 10 X 20 m, e no centro de cada parcela foram plotadas subparcelas de 1 X 1 m totalizando 50 m2 para avaliação do estrato regenerante. Foram calculados os parâmetros de densidade, frequência, dominância e valor de importância”, escreveram os pesquisadores.

“Os resultados obtidos nos dois inventários foram similares a outros trabalhos nessas mesmas condições de caatinga degradada. O estudo demonstrou ainda que essa área se encontra em estágio inicial de sucessão ecológica, apresentando uma predominância de espécies exóticas em ambos os inventários (seco e chuvoso)”, concluíram.

“São nossos trabalhos gerando importantes conhecimentos sobre os potenciais das espécies presentes nos ecossistemas do Semiárido brasileiro. O grupo de Pesquisa Conservação Ecossistêmica e Recuperação de Áreas Degradadas no Semiárido Brasileiro e o Laboratório de Ecologia e Botânica - LAEB/CDSA/UFCG está avançando e contribuindo com questões que envolvem o desenvolvimento regional”, disse a professora Alecksandra Lacerda.

Acesse o trabalho publicado no endereço: https://bit.ly/4338Dyy

Assimp CDSA/UFCG

registrado em:
Fim do conteúdo da página