Página inicial > CDSA > Núcleos de estudo > UATEC | Conservação Ecossistêmica e Recuperação de Áreas Degradadas no Semiárido - CERDES

Líder do grupo:

Alecksandra Vieira de Lacerda (Lattes)

Repercussões dos trabalhos do grupo

A crescente consciência da relevância ambiental dos ecossistemas e dos recursos naturais presentes no Semiárido brasileiro e no Bioma Caatinga aliada a clara percepção do intenso grau de degradação que impacta suas áreas vêm impulsionando, principalmente nos últimos anos, uma série de iniciativas voltadas para sua conservação e restauração. Contribuir para esse conhecimento tem sido a palavra chave dos trabalhos realizados pelos pesquisadores relacionados neste grupo. Deste modo, as pesquisas aplicadas tem buscado o desenvolvimento de estratégias fundamentadas em princípios ecológicos para promover a compreensão da dinâmica dos componentes bióticos e a recuperação dos ambientes degradados de Caatinga. Os resultados gerados são de grande significância quando a conservação dos recursos naturais é debatida, pois os mesmos fornecem conclusões aprofundadas e embasadas no entendimento da função e estrutura dos ecossistemas presentes neste espaço. Fortalecendo as ações, tem-se estabelecidos parcerias com várias instituições e atores relevantes no cenário regional e associado a isto tem-se buscado contribuir, no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido ? UFCG, com a formação de recursos humanos para ações na linha de biologia da conservação e restauração ecossistêmica voltados para a região Semiárida brasileira. Portanto as ações reflexivas e práticas realizadas pelo grupo buscam contribuir para o incremento/aperfeiçoamento das atividades de pesquisa e de inovação, incorporando conhecimentos para o desenvolvimento sustentável regional.

Linhas de pesquisa

Biologia da Conservação da Biodiversidade na Caatinga